conheça mais

Sedação e Anestesia Geral

Imagina passar por todo tratamento odontológico dormindo? Isso é completamente possível e seguro

Poucos dentistas no Brasil fazem sedação no consultório, mas há muitos anos estudo e faço sedação com total segurança e isso me permite devolver o sorriso dos meus pacientes sem medo e sem dor. Vamos lá que vou explicar melhor…

O que é sedação?

Sedação é uma técnica medicamentosa que permite a diminuição dos níveis de consciência do paciente, ou seja, o paciente ficará sonolento ou dormirá durante o tratamento odontológico.

Essa técnica é segura e não afeta a capacidade do paciente respirar ou responder aos estímulos verbais ou físicos.

Como é feita a sedação?

No consultório odontológico fazemos sedação leve a moderada, e utilizamos várias técnicas. Podemos fazer sedação com uso de medicamentos via oral, via intranasal, endovenosa, com nebulização e até mesmo inalatória, com uso de Óxido Nitroso.

O dentista determinará qual será a melhor técnica para cada tipo de paciente, levando em consideração o nível de ansiedade/medo, medicamentos que o paciente faz uso e suas alterações de saúde.

Qual a diferença da sedação para anestesia geral?

Anestesia geral utiliza medicamentos mais potentes e o paciente fica inconsciente, precisando de auxílio de aparelhos para respirar.

Na sedação, o paciente passa a maior parte do procedimento dormindo, respira normalmente e responde a comandos verbais. A sedação promove um alívio do estresse do paciente, tornando o tratamento odontológico mais tranquilo, seguro e rápido.

Para quem a sedação é indicada?

A sedação é indicada principalmente para:

  • Pessoas que ficam ansiosas ou com medo durante o tratamento odontológico, que já passaram mal no dentista ou que tem odontofobia.
  • Pessoas com problemas de saúde, porque mantêm o paciente estável e evitam descompensações das doenças durante o tratamento odontológico.
  • Pessoas que têm ânsia de vômito (náuseas) quando vão ao dentista.
  • Pessoas que não conseguem ficar muito tempo de boca aberta ou pacientes que vão fazer procedimentos cirúrgicos ou mais longos.

Você tem um familiar que não deixa fazer o tratamento odontológico normalmente? A anestesia geral pode te ajudar...

O que é a anestesia geral?

A anestesia geral é uma técnica anestésica que visa deixar o paciente totalmente inconsciente, sem sensibilidade e imóvel no decorrer de um procedimento. O efeito da anestesia geral é no cérebro, bloqueando os impulsos nervosos de dor e reduzindo ações motoras e respostas hormonais.

A anestesia geral é feita no consultório pelo dentista?

Não, a anestesia geral deve ser realizada no hospital e é feita pelo médico anestesista. O médico anestesista ficará responsável por assistir e monitorar o paciente durante a anestesia geral enquanto o dentista executa o tratamento odontológico com o paciente completamente inconsciente.

Para quem é indicado o tratamento odontológico sob anestesia geral?

A anestesia geral é indicada para pessoas que têm dificuldade de colaborar com o tratamento odontológico convencional ou pessoas com doenças graves e instáveis, como por exemplo:

  • Pessoas com necessidades especiais, como deficientes intelectuais graves, autismo severo, síndrome de Down, paralisia cerebral (…)
  • Idosos com demência, Alzheimer ou doença de Parkinson avançadas
  • Pessoas que precisam de cirurgias odontológicas maiores, como extração de vários dentes, terceiros molares, múltiplos implantes (…)
  • Pessoas com odontofobia, ou seja, medo extremo do tratamento odontológico
Você tem dúvidas sobre o
tratamento odontológico nesses casos?
Fale comigo no WhatsApp